sexta-feira, 18 de agosto de 2017 19:05

INÍCIO | LINKS ÚTEIS | TRABALHE CONOSCO | CONTATO


19 de agosto – Dia Nacional da Aviação Agrícola

Seção:
Postado em 22/08/2016

A semana finaliza com a comemoração de uma data muito importante – Dia Nacional da Aviação Agrícola, um serviço especializado e regulamentado pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento e pelo Ministério da Aeronáutica.

Mas a aviação agrícola não é uma simples atividade, é uma importante ferramenta que vem apoiando o crescimento da agricultura brasileira.

A história aponta que no Brasil, a Aviação Agrícola iniciou-se em 1947, devido ao ataque de uma praga de gafanhotos na região de Pelotas, onde foi realizado o primeiro voo agrícola no

País no dia 19 de agosto daquele ano, com a Aeronave MUNIZ, modelo M-9, bi-plano de fabricação nacional, prefixo GAP, monomotor de 190 HP, autonomia de voo de 4 horas, equipada com depósito metálico, constituído em dois compartimentos em forma de moéga e dosador próprio, controlado pelo piloto com capacidade de carga de aproximadamente 100kg, tendo ainda o apoio técnico do Engenheiro Agrônomo Leôncio Fontelles, na aplicação de BHC.

Por isso, este dia foi instituído como o Dia Nacional da Aviação Agrícola e o piloto civil Clóvis Candiota, que realizou o voo, é considerado o Patrono da Aviação Agrícola

Nesta data, minha homenagem vai para um cliente especial – o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), nosso parceiro de longa data. Mas além dele, lembro de todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente nesta atividade que vai muito além de pulverizar e aplicar agroquímicos, ela atua no combate à incêndios florestais, fertilização de solo, povoamento de rios e lagos e auxílio a saúde pública.

Pilotos, empresários, mecânicos, engenheiros e todos que dedicam seus esforços, tanto na terra quanto no ar, recebam o meu reconhecimento e meu abraço!

Eduardo Kümmel

Advogado e Diretor da Kümmel & Kümmel Advogados