quarta-feira, 23 de junho de 2021 00:34

INÍCIO | LINKS ÚTEIS | TRABALHE CONOSCO | CONTATO


70ª Romaria Estadual da Medianeira

Seção:
Postado em 06/11/2013

Em maio de 1930 foi celebrada oficialmente a primeira festa em honra à Medianeira e, em outubro do mesmo ano, um grupo de mulheres fez a caminhada da Catedral Diocesana até o antigo Seminário São José (atual Basílica da Medianeira) agradecendo a proteção especial da Nossa Senhora Medianeira para a cidade de Santa Maria. A partir daí se iniciou a devoção a Medianeira de Todas as Graças que se alastrou rapidamente para uma parcela significativa da população do nosso Estado e do Brasil e dos países vizinhos.

Em 1942 Nossa Senhora Medianeira foi consagrada Padroeira do Estado do Rio Grande do Sul e, em 1943, houve a primeira Romaria Estadual ao Santuário da Medianeira. Surgiu, dessa forma, a origem da devoção popular da Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças em Santa Maria, considerada extremamente milagrosa.

Pois bem, mais um ano se passou e o próximo final de semana será marcado pela 70ª edição da nossa Romaria Estadual da Medianeira que, neste ano jubilar, será presidida pelo cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer.

No domingo, 10 de novembro, portanto, se renova uma das mais tradicionais celebrações de fé acontecidas no coração do Rio Grande: A Romaria de Nossa Senhora Medianeira trará novamente um grande número de fiéis e visitantes à nossa cidade, com a tradicional procissão da Catedral Diocesana até o seu Santuário-Basílica.

É, por demais, significativo que, neste ano, em especial, quando ainda presente bem viva em nossos corações a imagem das vítimas do incêndio que abalou nossa cidade e o mundo inteiro, que coloquemos essa nossa profunda dor aos pés da Medianeira e “com Maria, renovemos nossa fé” (tema) e lhe supliquemos, humildemente, que “aumente a nossa fé” de acordo com o lema desta 70ª Romaria: “Creio, Senhor, mas aumentai nossa fé”.

Digo tudo isto, não só pela importância da data para Santa Maria e para todos os fiéis que vem até a nossa cidade para participar da Romaria, mas também, pela atenção ao aspecto da nossa espiritualidade que se torna cada vez mais necessária na nossa caminhada rumo à eternidade. Eis que cada vez mais a ciência se curva diante da grandeza e da importância da espiritualidade na dimensão do ser humano.

Ser humano é buscar significado em tudo que está em nós e ao nosso redor, pois somos seres inacabados por natureza e estamos sempre em busca de crescimento e de nossa perfeição. A transcendência de nossa existência simplesmente humana se torna o mistério de nossa vida. Transcender é buscar significado e a espiritualidade é o melhor caminho e, por tudo isto, ressalto: “Creio, Senhor, mas aumentai a nossa fé”!

Eduardo Kümmel
Advogado – Diretor da Kümmel & Kümmel Advogados Associados