sexta-feira, 24 de novembro de 2017 18:18

INÍCIO | LINKS ÚTEIS | TRABALHE CONOSCO | CONTATO


A importância da consultoria no agronegócio

Seção:
Postado em 21/10/2016

O agronegócio é um dos principais setores da nossa economia sendo composto, em sua maioria, por propriedades em que o gerenciamento familiar ainda é predominante.

Porém, o processo de modernização da agricultura já é uma realidade. A sociedade rural já passou a incorporar padrões como administração profissional e melhoria dos sistemas de comunicação e informação, que eram próprios dos setores industriais e de serviços.

Esse processo de modernização levou à organização de um novo modelo de agricultor, ou seja, aquele que precisa adquirir competências para a gestão de seu negócio. Dentro das empresas rurais a adoção de uma postura profissional em relação ao negócio é emergente. Já percebemos hoje os produtores tendo mais interesse quanto às questões gerenciais de sua atividade, adotando novas tecnologias, buscando o apoio técnico de profissionais especializados e adotando uma gestão cada vez mais profissional.

Isso acaba estimulando também a necessidade de maior capacitação e desenvolvimento de competências por parte desses novos “gestores rurais”. Neste ponto é que entra o trabalho das consultorias que se somam às empresas rurais para convergir esforços para uma visão mais holística das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro, e suas interações com o mercado em busca de se anteceder as tendências e oferecer as melhores informações para a tomada de decisão.

Os serviços de consultorias também podem estar voltados as questões que envolvem sustentabilidade e os modelos de produção que se preocupam equitativamente com os temas sociais, econômicos e ambientais. A sustentabilidade é algo essencial para o agronegócio e uma tendência de gestão uma vez que a atividade se faz em permanente diálogo com o solo, com a água, com as plantas, com a atmosfera, a luz solar e tudo o mais que existir na natureza.

Todos os setores envolvidos nas cadeias produtivas estão aperfeiçoando seus controles e as suas preocupações com a sustentabilidade. E este aperfeiçoamento passa por uma estratégia adequada para o desenvolvimento do agronegócio sustentável.

Surge aí a importância das consultorias para o agronegócio, que conseguem fornecer um panorama das condições de cada atividade que vem sendo desenvolvida na propriedade, mostrando pontos críticos e propondo as correções cabíveis, para aumento da eficiência produtiva e da própria rentabilidade.

Um serviço de consultoria consegue olhar o negócio rural com outras lentes e organizar processos como a análise de viabilidade técnica e econômica de projetos, vistoria e auditoria para compra de propriedades rurais, negociações de dívidas, captação de recursos, além de oferecer soluções e planejamento de prevenção para os desafios enfrentados no dia a dia do campo.

E você, sabe dizer como anda o seu negócio rural? Já pensou em se planejar para o futuro?

Eduardo Kümmel

Advogado e Diretor da Kümmel & Kümmel Advogados Associados