quarta-feira, 16 de junho de 2021 20:35

INÍCIO | LINKS ÚTEIS | TRABALHE CONOSCO | CONTATO


Feliz Dia do Agricultor

Seção:
Postado em 05/08/2013

Não posso deixar de compartilhar aqui na coluna minha alegria pela passagem do Dia do Agricultor, no último dia 28 de julho. Data instituída a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. O presidente Juscelino Kubitschek foi responsável pelo decreto que aprovou a data, uma vez que considerava que o trabalho do agricultor era o responsável pelo crescimento econômico do país.

Data importantíssima para o cenário atual do Brasil, considerando a evolução social, as transformações sofridas por esta categoria e a configuração de uma nova situação deste trabalhador, tão fundamental para o desenvolvimento do Brasil do futuro.

Precisamos lembrar, antes de tudo, que por traz do desenvolvimento de qualquer sociedade existe a força humana. Esta força, à qual me refiro, nem sempre é lembrada como deveria, mas há que se dizer que é a responsável pela geração de emprego e renda e que movimenta a economia, tornando a nossa agricultura mais competitiva.

Sim, os agricultores são os responsáveis pelo importante processo de produção dos alimentos que estão diariamente em nossas mesas. Pessoas que iniciam suas atividades, muitas vezes, antes do amanhecer e às encerram quando o sol já se foi.

Julgo que existe uma singular relação entre o homem e o campo. A paixão pelo que produzem, o orgulho da colheita e alegria de pisar em uma terra em que tudo se planta e tudo se cria maximizam o respeito por esta terra em diferentes formas e culturas.

Ora, essa data visa lembrar àqueles que buscam conhecimento para aprimorar o trabalho, que se unem para enfrentar as dificuldades, que não se deixam abater pelos problemas e que seguem em busca do caminho do progresso, independente de qualquer realidade.

É do suor e esforço dessas pessoas que sai grande parte da energia que movimenta os mais diversos setores da nossa economia. É graças a eles que temos alimentos em nossas mesas diariamente,  e sem alimento, não haveria vida e muito menos progresso econômico.

Eis que pergunto, quem é que já não ouviu aquela frase – “Se você se alimentou hoje agradeça ao produtor rural”. O trabalho no campo é fruto de suor e de dedicação de agricultores que escolheram a terra como profissão, que permitem que o Brasil seja destaque na esfera mundial e caminhe a passos largos para a condição de principal país agrícola.

Na passagem desta data tão importante pra mim e para o futuro do Brasil, o meu reconhecimento e gratidão a todos que cultivam da terra o pão de cada dia. Vocês realmente são de se  tirar o chapéu!

Eduardo Kümmel

Advogado e Diretor da Kümmel & Kümmel Advogados Associados