quinta-feira, 24 de junho de 2021 21:10

INÍCIO | LINKS ÚTEIS | TRABALHE CONOSCO | CONTATO


Festejo de gaúcho é festejo farroupilha!

Seção:
Postado em 18/09/2013

Aqui no Rio Grande do Sul não são apenas os festejos da Semana da Pátria que marcam as datas oficiais no calendário. Também em setembro acirram-se os motores para a largada da Semana Farroupilha, com linha de chegada em 20 de setembro, data do ingresso dos rebeldes farroupilhas em Porto Alegre, em 1835, inicio da ruptura da então província sulina com o resto do país. Nesta época, agitam-se as cores das bandeirolas para saudarem o verde-amarelo-vermelho do sul-rio-grandense!
De todas as minhas andanças por esse Brasil afora, ainda não encontrei nenhum Estado brasileiro que comemore uma data regional com tamanha fervura. Nos pampas, na Serra, no Planalto, na Depressão Central e no Litoral, organizam-se desfiles, celebrações e festas. Arrisco-me a dizer que, a Semana Farroupilha é para o gaúcho como o Carnaval é para o carioca.
Ora, a Semana Farroupilha é festa pública e desde que foi oficializada, em setembro de 1964, no início do Regime Militar (1964-1984), o governo estadual abraçou fortemente essa comemoração. Almoços, jantares, bailes, shows, acampamentos, exposições, enfim… Tudo sob iniciativa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), através dos milhares de Centros de Tradição Gaúcha (CTG) esparramados pelo nosso chão.
A Semana Farroupilha é unanimidade regional, congregando cidadãos de todas as regiões, origens, classes sociais e situações de vida. Na roda de chimarrão e na chama crioula, reúnem-se todos, independente de idade, cor ou classe social. E que maravilha que é estar numa roda de chimarrão com a família ou com os amigos. Gaúcho que se preza, adora esse momento.
Gosto muito de um texto do Arnaldo Jabor que diz “Todo gaúcho ama sua terra acima de tudo e está sempre a postos para defendê- la. Mesmo que tenha de pagar o preço em sangue e luta. Gaúcho que se preze já nasce montado no bagual. E, antes de trocar os dentes de leite, já é especialista em dar tiros de laço”.
A propaganda recente das Lojas Colombo, também traduz o me sentimento: “Que outro lugar tem pessoas tão bonitas e um povo tão aguerrido? Que outro lugar tem gente tão hospitaleira? Que outro lugar tem tradições tão ricas que fazem bater tão forte o seu coração? Orgulhe-se! Você pode, você merece. Você é gaúcho!”
E é com esse sentimento enaltecido pela data e suas comemorações, que me sinto feliz pelo simples fato de dizer que sou gaúcho desde que nasci. Minha família é gaúcha, com grande orgulho pelo pago. Eu, como gaúcho, afirmo hoje e sempre que o nosso Estado, os nossos símbolos, a nossa terra, o nosso chão, são para mim como a água que me dá vida e coragem para ser eternamente parte deste lugar.

Eduardo Kümmel
Advogado – Diretor da Kümmel & Kümmel Advogados Associados