quarta-feira, 16 de junho de 2021 22:33

INÍCIO | LINKS ÚTEIS | TRABALHE CONOSCO | CONTATO


Foi o 20 de setembro, o precursor da liberdade

Seção:
Postado em 21/09/2011

É com muito orgulho de ser gaúcho que compartilho com os leitores minha alegria pela passagem de mais uma Semana Farroupilha. E que coisa linda são os festejos desta data, que demonstra claramente as belezas deste pequeno território de paisagens e cultura tão diversificados, de um povo unido por um único sentimento – o amor a essa terra, a sua história, as suas tradições e as conquistas que fazem deste um dos estados mais prósperos deste país.
E como já diz o ditado “não tá morto quem peleia”! Passear pelo Estado mais sulista do Brasil é muito mais do que conhecer cidades, serras, arroios, lagoas e mares. A nossa identidade é a única, virtude de um povo de “personalidade única”.
Nós temos sotaque e  palavreado autênticos. Somos apaixonados pela nossa própria história, cheia de heróis, guerras, conquistas e dramas. E cada região do nosso rio grande oferece um pouco do tudo que une o nosso estado.
Não dizem que o Brasil é o país do futebol? Pois o Rio Grande do Sul é o estado do Grêmio e do Inter, uma rivalidade cultural que compõe a nossa personalidade. E tanto o Grêmio, quanto o Internacional, tem ensinado o resto do Brasil a fazer futebol de primeira linha, com títulos nacionais e internacionais, revelando craques ano após ano e demonstrando alto profissionalismo dos clubes.
Historicidades à parte, ser gaúcho é, sem bairrismo algum, uma alegria. Temos uma tradição própria, que nos orgulha e norteia nossos caminhos. Tradição passada de pai para filho e mantida pelos CTG’s mundo afora. Cantamos com fervor nosso hino e enchemos a boca para dizer “sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra”.
E foi o “20 de setembro”, o precursor da liberdade. Um dia de orgulho para todo o povo gaúcho. Dia de comemorarmos e reavivarmos as tradições. Coisa linda ver nas ruas o povo pilchado, chimarreando e dançando a vanera. Somos um povo que luta e nunca se entrega e o nosso céu azul é o mais bonito desse Brasil. O povo mais orgulhoso de sua terra e sua gente é o nosso. Mas bah tchê, ser gaúcho é bom demais!

Eduardo Kümmel
Advogado – Diretor da Kümmel & Kümmel Advogados Associados