quarta-feira, 23 de junho de 2021 00:18

INÍCIO | LINKS ÚTEIS | TRABALHE CONOSCO | CONTATO


INICIA MAIS UMA FEIRA DO LIVRO NA SANTA MARIA DA BOCA DO MONTE

Seção:
Postado em 03/05/2013

Hoje a coluna não vai tratar de assunto específico do Direito, mas do brilhante evento que está acontecendo na nossa cidade – a tradicional Feira do Livro, que nesta edição completa 40 anos.
Mais do que um evento, trata-se de um encontro de editores, autores, agentes, produtores e livreiros que possibilitam à comunidade o acesso gratuito a bens e atividades culturais, além de fortalecer a produção cultural local e regional.
Vale lembrar que a indústria de livros é feito por etapas. Veja bem, o autor cria um livro, os agentes levam até a editora que publica o livro, a gráfica imprime as transportadoras entregam nas distribuidoras que vendem aos varejistas e por fim o livreiro indica o livro ao leitor. E é exatamente na feira do livro, que este mundo se torna comum a todos. É o ponto de encontro de autores, agentes, editores, distribuidores, transportadoras, varejistas, livreiros e leitores.
Gosto muito de um trecho de Antônio Cândido, que diz que “Numa sociedade justa o respeito aos direitos humanos, e fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito inalienável.” Valorizar a literatura, reforçando a importância do livro e da leitura na formação do ser humano, de sua personalidade e identidade é fator fundamental para o crescimento e desenvolvimento de uma sociedade.
A Feira do Livro de Santa Maria é evento cultural que faz parte do imaginário santamariense, porque além da sua importância cultural é um símbolo de Santa Maria. A Feira do Livro está entre os eventos mais aguardados pela comunidade da nossa cidade. Todos estes aspectos contribuem para que a Feira tenha mudado a relação dos santamarienses com o livro e a leitura, tanto que é inegável seu impacto sobre os índices de leitura verificados na cidade e no Estado.
Por isso da importância de eventos como a Feira do Livro de Santa Maria, que nesta edição tem como Patrona a Professora Eugênia Maria Mariano da Rocha Barichello, como Homenageada a Professora Amanda Eloína Scherer e como Homenageado o pesquisador, escritor e ilustrador Antonio Isaia.
Aproveito a oportunidade para lembrar a minha querida e inesquecível Professora Águeda Brazzale Leal, que nos deixou um legado de vida, de amor, de respeito e de educação e na Feira do Livro de 2011, teve sua trajetória como educadora e cidadã contada na biografia “A Vida de Águeda Brazzale Leal”, escrita pela Professora Ceura Fernandes.
Então, reforço aqui meus parabéns a Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, UNIFRA, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, SESC-RS e SESI-RS, que estão realizando este belo evento.
Reforço também meu convite aos leitores desta coluna, de Santa Maria e região: a programação da feira está belíssima e recheada de coisas bacanas. Pra quem ainda não visitou, vale a pena o passeio. A feira segue até 12 de maio, na Praça Saldanha Marinho.

Eduardo Kümmel 
Advogado e Diretor da Kümmel & Kümmel Advogados Associados