quarta-feira, 16 de junho de 2021 22:23

INÍCIO | LINKS ÚTEIS | TRABALHE CONOSCO | CONTATO


Lucubrações sobre felicidade e o ato de ser feliz

Seção:
Postado em 14/06/2013

A busca pela felicidade é o verdadeiro combustível que move a sociedade. É esta busca que nos força a estudar, trabalhar, ter fé, realizar sonhos, juntar dinheiro, fazer amigos, brigar, casar, ter filhos e etc. Ela nos convence e nos dá disposição para lutar pelas coisas que queremos.

Considerando a incrível agitação que está se transformando o nosso dia a dia e a nossa vida, pergunto: será que estamos parando para analisar se somos felizes e até mesmo, o que é a felicidade? Você já se perguntou algo desse tipo?

Pois bem, certamente muitos de nós irão pensar que felicidade é dinheiro, sexo, saúde, beleza, amor, amizade, carinho, religião, mulheres, homens, carros, casamento, apartamentos, campos, cavalos, dentre outras tantas coisas. Mas o que a maioria de nós não se preocupa em saber é o real conceito do que é ser feliz nos dias de hoje. A razão e o sentido verdadeiro do que nos motiva a acordar a cada dia e lutar pelas coisas que almejamos.

Ora, não podemos esquecer que somos pessoas levemente gananciosas por natureza, porque inevitavelmente sempre estamos correndo atrás de novas conquistas e coisas que façam nosso coração tremer. É o que nos moveFelicidade não é um fim em si, e sim uma consequência do jeito que se leva a vida. As pessoas que procuram receitas e respostas complicadas para ela acabam perdendo de vista os pequenos prazeres e alegrias. É o dia a dia e a maneira como vivemos as situações mais banais que definem nosso nível de felicidade. Ou ainda, em resumo, o jeito mais garantido de ser feliz é se preocupando menos em ser feliz.

Criar tempo e respostas para nossas necessidades é fundamental. Inclusive, tenho refletido muito sobre minha vida e minhas atitudes e posso dizer que o melhor tempo que estou dispondo é o que está dando mais resultado.

Meus caros, não levem tudo tão a sério, ser “leve” é o segredo e a palavra-chave. Não quer dizer que todos devamos instalar um sorriso permanente no rosto e começar a achar bom tudo o que acontece. Leveza significa entender que até as melhores sensações têm fim, assim como não há aborrecimento que dure para sempre.

Existe uma visível diferença entre “ser feliz” e “estar feliz”. “Isto acontece porque existem pessoas que levam uma vida cheia de momentos de prazer, mas que não têm um caminho ou um significado. No lado contrário estão aqueles que abrem mão de ‘estar feliz’ por só pensar no futuro e viver com prudência demais. Talvez o melhor caminho esteja o meio termo entre dois. Atingir esse equilíbrio não é moleza e infelizmente não há fórmula mágica nem manual completo. “A felicidade é determinada mais pelo estado mental da pessoa do que por acontecimentos externos”, aconselha o Dalai Lama.

A meu ver, felicidade é equilibrar a balança da vida, aliando trabalho, família, amor, religião, amizade e diversão. Por isso, guarde alguns minutos do seu valioso tempo, todos os dias, e reflita consigo mesmo: Eu sou feliz? O que é ser feliz? O que eu estou fazendo para ser feliz?

 Eduardo Kümmel

Advogado – Diretor da Kümmel & Kümmel Advogados Associados