quarta-feira, 22 de novembro de 2017 20:06

INÍCIO | LINKS ÚTEIS | TRABALHE CONOSCO | CONTATO


Nova plataforma sobre seguro rural é lançada pelo MAPA

Seção:
Postado em 03/06/2016

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está com novidades. Isto porque lançou o Atlas do Seguro Rural, com todos os dados relativos ao segmento desde 2006.

Para acessar as informações basta entra no site, onde estão disponíveis, por exemplo, a área e a importância seguradas em cada ano, a taxa de seguro para cada cultura e o prêmio pago pelo produtor por safra.

Vale destacar que os dados disponibilizados podem ser estratificados por cultura, unidade federativa e município, e por seguradora que opera seguro rural no Brasil, e referem-se ao Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural (PSR).

A Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avalia positivamente a divulgação dessas informações em um banco de dados online. A transparência dessas informações permitirá ampliar o conhecimento dos produtores rurais e de outros agentes de mercado sobre esse instrumento de gestão de riscos e possibilitará a melhoria contínua dos produtos de seguro.

O clima é o principal fator de risco para a produção rural. Ao contratar uma apólice de seguro rural o produtor pode minimizar suas perdas ao recuperar o capital investido na sua lavoura.

O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro do governo federal.

A subvenção econômica concedida pelo Mapa pode ser pleiteada por qualquer pessoa física ou jurídica que cultive ou produza espécies contempladas pelo Programa e permite, ainda, a complementação dos valores por subvenções concedidas por estados e municípios.

Para contratar o seguro rural, o produtor deve procurar uma seguradora habilitada pelo Ministério da Agricultura no Programa de Subvenção. Caso o produtor já tenha cobertura do Proagro ou do Proagro Mais para uma lavoura, o mesmo não será beneficiado pelo PSR na mesma área.

O Mapa também lançou o Plano Nacional para a Agricultura Irrigada, com o objetivo de ampliar a área irrigada em 1,5 milhão de hectares até 2019 e em mais 3,5 milhões de hectares entre 2020 e 2024.

Eduardo Kümmel
Advogado e Diretor da Kümmel & Kümmel Advogados