quinta-feira, 17 de junho de 2021 17:09

INÍCIO | LINKS ÚTEIS | TRABALHE CONOSCO | CONTATO


Padre Lauro Trevisan: homenagem pelos seus 80 anos

Seção:
Postado em 14/08/2014

Mais uma vez, nesta semana, deixarei de abordar as tão tormentosas questões jurídicas, por uma justa deferência, já que o ilustre santa-mariense e querido amigo, Lauro Trevisan, padre, escritor e conferencista, completa, neste mês de agosto, 80 anos.

Não podia, de maneira alguma, deixar esta data passar “em branco”. Porém, as dificuldades são enormes em transformar em singelas palavras a necessária homenagem que esse homem tão valoroso merece. Como sintetizar a pessoa e a obra de Lauro Trevisan?

Santa Maria e todo o Brasil sabem que a história do Padre Lauro é uma mistura de fé, entrega e competência que caracteriza o desenrolar de sua vida. Um homem para o qual o desempenho da profissão é verdadeiramente um ato de felicidade pessoal. Eis aí alguém que experimenta a alegria de aprender, de conhecer, de ensinar e ser um verdadeiro mestre na arte e na ciência humanista.

A sua trajetória de vida pode ser resumida na busca incessante pelo crescimento do humano do homem. Durante vários anos dedicou-se ao atendimento particular de pessoas. Percebendo os resultados produzidos por seus métodos, iniciou, na década de 80, o ciclo de palestras nas capitais brasileiras e em alguns países da América do Sul, da América do Norte e da Europa.

Após, nas “jornadas da mente”, ensinava ao público o uso prático do pensamento positivo, observando-se influências externas à sua orientação católica. Atualmente, apresenta um programa semanal na emissora católica Rede Vida, com o qual pode ainda mais difundir os seus conhecimentos humanísticos.

O Padre Lauro é um homem de trato suave e gentil, que conhece como poucos o prazer da fala e da vida, que tem o sorriso aberto e o olhar luminoso. Aos 80 anos, em invejável forma física, este santamariense continua no apogeu de sua capacidade intelectual e produtiva.

Neste mês iluminado de agosto me deixo envolver pelo exemplo de vida e de amor próximo, legado de Padre Lauro a todos nós, que se bem assimilado fará renascer a paz na terra, como dizia Gandhi: “Dai-me um povo que acredita no amor e vereis a felicidade sobre a terra.”.

Que o Padre Lauro continue a nos brindar com suas luzes e com sua sensibilidade, nos dando lições de amor, solidariedade e esperança.

É com este sentimento de alegria e com coração cheio de carinho que desejo – Parabéns meu querido amigo. Receba a minha homenagem e o meu abraço santamariense!

Eduardo Kümmel
Advogado e Diretor da Kümmel & Kümmel Advogados Associados