terça-feira, 22 de junho de 2021 23:53

INÍCIO | LINKS ÚTEIS | TRABALHE CONOSCO | CONTATO


Vida nova no Ministério da Agricultura?

Seção:
Postado em 24/08/2011

Excelentíssima Senhora Dilma Rousseff, meus cumprimentos!

A senhora aceitou a indicação do PMDB e nomeou o Deputado Federal gaúcho, Mendes Ribeiro, líder do governo no Congresso para substituir o demissionário Ministro Wagner Rossi, que pediu demissão após uma série de acusações e irregularidades na pasta.
A primeira vista, a coisa me parece estar tomando um novo rumo. Se positivo ou negativo, só o tempo nos dirá. Este é um cargo extremamente político, experiência que o ex deputado gaúcho tem de sobra, uma vez que está no seu quinto mandato em Brasília. A indicação veio do vice-presidente Michel Temer, que alegou que o novo ministro do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) deveria ter ficha limpa, como Wagner Rossi, que de tão ficha limpa foi acusado de um usar um jatinho de uma empresa do ramo agropecuário. Sem contar nas demais acusações envolvendo seu nome.
Mas vamos em frente! Devo dizer que precisamos acreditar na experiência do gaúcho Mendes Ribeiro, para acabar de vez com as mazelas de um Ministério tão importante que precisa ter relações saudáveis com outros Ministérios como o da Fazenda e do Planejamento, e ainda com o Congresso Nacional (Código Florestal, propriedade de terras por estrangeiros). Neste caso, o que mais conta é o famoso “cacife” político. Mais inclusive, do que o próprio conhecimento técnico do setor.
Só tem um detalhe importante: seria bom que o novo ministro nomeasse um Secretário Executivo de primeira linha, pois esta sim é pessoa que vai realmente administrar a rotina e que vai blindar o ministro das mazelas que permearam o Ministério nos últimos meses, ou melhor, nos últimos tempos.
No caso específico do Rio Grande do Sul, precisamos de um ministro que entenda e auxilie as questões do agronegócio. Está na hora de alavancarmos o desenvolvimento deste Estado que se destaca na produção agrícola e é o maior produtor de arroz e o 3º maior produtor de soja do Brasil.
Uma equipe técnica corretamente administrada, fica estabelecido o clima para um bom mandato. Meu caro Mendes Ribeiro: o senhor tem todas as condições para ser um excelente Ministro. Por favor, não nos decepcione!

Eduardo Kümmel
Advogado – Diretor da Kümmel & Kümmel Advogados Associados