O agronegócio brasileiro tem grande importância na nossa economia, visto que representa grande parcela na participação do nosso PIB – Produto Interno Bruto. Mesmo em tempos de crise, a tendência é de continuidade do crescimento do setor, mas isso exigirá muita inovação e gestão, além de investimentos na infraestrutura e logística.
Precisamos largar na frente em termos de novos e promissores agronegócios, principalmente daqueles com potencial exportador. As vantagens competitivas do agronegócio brasileiro são enormes. O Brasil tem tudo para tornar-se celeiro do planeta na próxima década e, muitos agronegócios criativos e inovadores, com certeza, acompanharão essa tendência.
É tempo de sonhar, visualizar e pesquisar ideias para o agronegócio. É hora de começar um bom plano de agronegócio. E nesta esteira, a gestão acaba tendo um papel primordial para o sucesso do negócio. Quando falo em gestão, peço licença para usar alguns termos de áreas afins como administração, contabilidade e até mesmo engenharia. Afinal de contas, estes conceitos não podem passar despercebidos por quem atua ou deseja atuar neste segmento de mercado.
A gestão de empresas de agronegócio tem peculiaridades que a diferenciam da gestão de outras empresas. No ramo agrícola, o foco tem que estar nos custos e receitas da atividade, no controle da qualidade das sementes, no processo de beneficiamento dos grãos e nos demais processos inerentes à atividade agrícola, mantendo uma visão estratégica de toda operação.
Para dar conta disto, é imprescindível que o empreendedor rural tenha ao seu lado parceiros de ponta, que lhe auxiliarão no trato de todas as frentes necessárias para o desenvolvimento e sucesso do seu negócio. A partir de uma visão apurada, procura-se organizar um modelo conceitual de gestão da empresa rural visto que muitos produtores ainda têm dificuldade de mensurar financeiramente o resultado do seu negócio. Tenho observado que são poucos os que realizam planejamento financeiro, controle de custos, controle de resultados e outras práticas que são de suma importância para o sucesso de qualquer atividade agrícola.
Hoje, não basta apenas conhecer a sua produtividade é preciso prever e alcançaraltos índices de produtividade e estruturar e aprimorar os processos de gestão no campo. Eles proporcionam ganhos de competitividade e sustentabilidade do negócio agrícola no longo prazo. O produtor rural profissionaliza-se e torna-se um empresário rural.
Uma consultoria especializada por organizar as práticas de gestão e atuar em prol do acompanhamento de custos, utilização de fluxo de caixa e orçamento, conhecimento de questões tributárias e fundiárias, definições sobre o envolvimento familiar no negócio, entre outras ações permitirá que o empresário rural conheça melhor a sua real rentabilidade, planeje o futuro, defina investimentos, corrija ações e, principalmente, dê o suporte adequado na hora da tomada de decisão.
Fazer a gestão de seu patrimônio, das dívidas e da sucessão são primordiais para o crescimento.
E você, sabe dizer como anda o seu negócio rural? Já pensou em se planejar para o futuro? Então, comece a pensar nisso já!
Artigo do Dr. Eduardo Kümmel para o Portal do Cleber Toledo (https://clebertoledo.com.br/negocios/eduardo-kummel-consultoria-pode-ajudar-no-desenvolvimento-do-agronegocio/)