sábado, 3 de dezembro de 2016 13:38

INÍCIO | LINKS ÚTEIS | TRABALHE CONOSCO | CONTATO


KKAA representa SINDAG em audiência no Mato Grosso do Sul

Seção:
Postado em 10/11/2016

A KKAA esteve ao lago do SINDAG em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul que defendeu o setor aeroagrícola. O encontro teve a participação também de representantes de 15 empresas de aviação agrícola do Estado.

Com o tema Aperfeiçoamento da Legislação sobre Pulverização Aérea, a audiência foi proposta pelo deputado estadual Amarildo Cruz (PT), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Comissão de Combate aos Impactos de Agrotóxicos no Estado. O foco do grupo era apresentar o risco das operações aéreas e preparar a elaboração de uma legislação específica para o setor no Estado.

A fala do SINDAG ficou a cargo do diretor-executivo Gabriel Colle, que apresentou dados sobre o setor, sua capacidade e tecnologias envolvidas, além da ampla legislação que já regula a aviação agrícola brasileira e os programas de qualificação do setor, como o Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) e a adesão do SINDAG ao Pacto Global da ONU.

A tarde teve também apresentações da ANAC e Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (FAMASUL) – favoráveis ao setor – e do IBAMA. Além disso, sete das oito manifestações por inscrições dos presentes também foram em defesa da aviação (principalmente por parte dos operadores.

O próprio deputado Cruz admitiu, ao final do evento, que, pela realidade apresentada no encontro, não é possível culpar a aviação por todos os casos de deriva e que é preciso incluir na pauta também os meios terrestres de pulverização. No entanto, o parlamentar pretende apresentar um projeto de lei sobre o tema em 2017 e o SINDAG e as entidades parcerias, assim como os próprios operadores, devem seguir no debate.