Projeto muda lei para facilitar comprovação de inadimplência
Seção:Postado em 28/01/2019
O Projeto de Lei 10940/18 considera passível de protesto em cartório qualquer prova escrita de dívida, como nota fiscal e boleto bancário, mesmo que não tenha eficácia de título executivo ou assinatura do devedor, ou que tenha sido emitido eletronicamente. O objetivo da medida é facilitar a comprovação da inadimplência.
O texto altera a Lei de Protesto de Títulos (Lei 9.492/97). A finalidade do protesto é provar o atraso do devedor e resguardar o direito de crédito.
O PL 10940/18 foi elaborado pela Comissão Mista da Desburocratização, que funcionou entre 2016 e 2017 no Congresso Nacional. O colegiado avaliou as rotinas realizadas por órgãos públicos com o intuito de otimizar procedimentos para o cidadão. A comissão foi presidida pelo deputado Julio Lopes (PP-RJ) e teve como relator o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).
Dedução
O projeto permite ainda que empresas lancem o valor dos títulos protestados como perda de crédito no balanço contábil. A medida reduz o valor do lucro real da pessoa jurídica, usado como referência para o cálculo de impostos.
Hoje, isso já é possível de ser feito. No entanto, a lei exige que a empresa credora ajuíze previamente uma ação de cobrança da dívida. Com a redação proposta, o lançamento da perda no balanço contábil não necessitará de processo judicial prévio.
Tramitação
A proposta, que já foi aprovada pelo Senado, será analisada diretamente pelo Plenário da Câmara.
FONTE: Agência Câmara de Notícias
Notícias
- Lei da Liberdade Econômica e a redução da burocracia nas atividades econômicas
- Produtor já pode renegociar dívida rural, inclusive com fornecedor, por meio de novo programa do BNDES
- Você sabe o que é Cobrança Judicial?
- Consultoria e o desenvolvimento do agronegócio
- Prevenção na relação de emprego entre empregador e empregado e sua sucessão
- Mais notícias...
- Empresa pode propor ação rescisória para reverter falência, decide STJ
- Na recuperação de grupo, cada empresa deve provar tempo de atividade
- Habilitação de crédito em recuperação não depende de título executivo
- Segunda Seção do STJ aprova súmula sobre abuso em cláusula de contrato bancário
- Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional regulamenta a transação na cobrança da dívida ativa
- Mais notícias...